Editora: Kelps
Autor(es): Luiz Antonio Franco da Silva, Rogério Elias Rabelo, Paulo José Bastos Queiroz, Hugo Jayme Mathias Coelho Peron, Ana Paula de Almeida Vinhal

Sem estoque no momento!

Prefácio

Essa obra foi preparada com objetivos de abordar aspectos relevantes sobre a criação de bezerras leiteiras. Essa categoria animal é de grande relevância para o rebanho, pois é a base para reposição das vacas. Outro fator importante, é que na fase de cria comumente se observa elevada mortalidade e atraso no desenvolvimento, decorrentes principalmente de falhas de manejo. Muitos desses equívocos ocorrem, em parte, por desconhecimento dos produtores pela visão, um tanto equivocada, de que a fase de cria não requer maiores investimentos ou atenção.

Problemas nessa fase elevam os custos no curto prazo, pela mortalidade e tratamento de animais doentes, e nos médio e longo prazos comprometem a sustentabilidade do rebanho na medida em que a reposição de vacas depende da criação adequada das bezerras. Foram abordados, portanto, assuntos considerados fundamentais para o sucesso da bovinocultura leiteira, com ênfase na fase de cria, como a nutrição, reprodução, sanidade e gestão. Foram abordadas também condutas comumente observadas pelos produtos com relação às bezerras, destacando aspectos positivos e aqueles nos quais, na opinião dos autores, se pode melhorar.

O grupo de autores é composto por alunos de graduação em Medicina Veterinária, pós-graduandos, professores e profissionais que atuam no campo, especialmente na bovinocultura leiteira. Na elaboração do conteúdo realizaram-se revisões na literatura sobre cada tema, as quais foram complementadas pela vivência profissional dos diferentes autores. As referências variaram de artigos científicos a materiais de divulgação técnica produzidas por órgãos de pesquisa e extensão rural. Buscou-se produzir um material abrangente e que pudesse ser utilizado tanto por produtores quanto por técnicos e estudantes. Acreditamos que as informações contidas nesse livro possam esclarecer diversas dúvidas relacionadas à criação adequada de bezerras leiteiras garantindo, dessa forma, vacas saudáveis e produtivas no futuro.