Nutrição e sanidade de bezerras leiteiras

Editora: Kelps
Autor(es): Luiz Antonio Franco da Silva, Rogério Elias Rabelo, Paulo José Bastos Queiroz, Hugo Jayme Mathias Coelho Peron, Ana Paula de Almeida Vinhal
R$ 100,00
ou 6x de R$ 1857
Tenha 10% de desconto no depósito à vista na compra do livro.*
Saiba mais

Prefácio

Essa obra foi preparada com objetivos de abordar aspectos relevantes sobre a criação de bezerras leiteiras. Essa categoria animal é de grande relevância para o rebanho, pois é a base para reposição das vacas. Outro fator importante, é que na fase de cria comumente se observa elevada mortalidade e atraso no desenvolvimento, decorrentes principalmente de falhas de manejo. Muitos desses equívocos ocorrem, em parte, por desconhecimento dos produtores pela visão, um tanto equivocada, de que a fase de cria não requer maiores investimentos ou atenção.

Problemas nessa fase elevam os custos no curto prazo, pela mortalidade e tratamento de animais doentes, e nos médio e longo prazos comprometem a sustentabilidade do rebanho na medida em que a reposição de vacas depende da criação adequada das bezerras. Foram abordados, portanto, assuntos considerados fundamentais para o sucesso da bovinocultura leiteira, com ênfase na fase de cria, como a nutrição, reprodução, sanidade e gestão. Foram abordadas também condutas comumente observadas pelos produtos com relação às bezerras, destacando aspectos positivos e aqueles nos quais, na opinião dos autores, se pode melhorar.

O grupo de autores é composto por alunos de graduação em Medicina Veterinária, pós-graduandos, professores e profissionais que atuam no campo, especialmente na bovinocultura leiteira. Na elaboração do conteúdo realizaram-se revisões na literatura sobre cada tema, as quais foram complementadas pela vivência profissional dos diferentes autores. As referências variaram de artigos científicos a materiais de divulgação técnica produzidas por órgãos de pesquisa e extensão rural. Buscou-se produzir um material abrangente e que pudesse ser utilizado tanto por produtores quanto por técnicos e estudantes. Acreditamos que as informações contidas nesse livro possam esclarecer diversas dúvidas relacionadas à criação adequada de bezerras leiteiras garantindo, dessa forma, vacas saudáveis e produtivas no futuro.

Para saber mais sobre o depósito à vista, fale conosco no Whatsapp: (64) 9.9911 - 7484
Banco do Brasil
Agência: 1338 - 2
Conta Corrente: 29750 - X
Tipo: Conta Jurídica
CNPJ: 31.280.245 / 0001 - 43
Dulce Maria Machado Rabelo