Memórias de um veterinário de campo

Editora: Kelps
Autor(es): Luiz Antonio Franco da Silva, Rogério Elias Rabelo

Sem estoque no momento!

Prefácio

O livro intitulado "Memórias de um veterinário de campo" faz uma abordagem simples de alguns apontamentos inventariados no decorrer dos anos. Estão inclusos relatos de casos clínicos e cirúrgicos, cuja abordagem resultou em frustrações, histórias que fizeram parte do cotidiano dos autores e um glossário de termos usados na rotina de campo. Particularmente, a descrição das passagens técnicas são frutos do trabalho de dois médicos veterinários e cirurgiões de grandes animais, que ainda resistem à modernidade proporcionada pelos centros cirúrgicos equipados com aquilo que há de mais moderno, e teimam em continuar exercendo parte de suas atividades como professores, em criatórios com diferentes perfis.

Embora os autores sejam reconhecidos como professores e pesquisadores, a extensão rural faz parte do tripé que os sustentam como educadores em uma instituição de nível superior. Como extensionistas, desenvolvem um trabalho voluntário em parceria com seus alunos, interagindo com o homem do campo, mas sem persuadir as pessoas, fazer merchandising ou utilizar outros meios que coloquem os assistidos em posição de inferioridade ou transformando-os em meros receptores de conhecimentos. Ao contrário de tudo isso, independente das ações implementadas durante as visitas às propriedades rurais, o trabalho é norteado pela necessidade de se promover uma integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão, tendo como principal cliente o aluno. No campo, os estudantes têm a oportunidade de testar sua vocação para extensão rural, enquanto colocam em prática, os ensinamentos recebidos em sala de aula.

O trabalho é efetivado em via de mão dupla e na via de retorno, peregrinam o produtor e a mão de obra auxiliar, proporcionando ganhos substanciais aos professores e alunos com o repasse de experiências, histórias, cultura invejável e relatos regionalistas, portanto, recompensando-os pelos ensinamentos recebidos. Logo, nesse bate-papo, entre o extensionista e o homem do campo, o resultado final é a geração de conhecimento, melhorias nas condições de vida e idealização de meios que alicercem um desenvolvimento sustentável. É com esse espírito de educador, amor a profissão e, acreditando sempre que o homem do campo pode um dia ser alforriado de ações políticas fracassadas, que os autores oferecem essa obra a quem se interessar pela leitura de algumas experiências técnicas, histórias e de um glossário, ajuntados no decorrer de suas atividades como extensionistas
WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está aqui para responder as suas duvidas. Pergunte qualquer coisa!
Oi, como posso ajudar?