Editora: Kelps
Autor(es): Danilo Conrado Silva, Paulo José Bastos Queiroz, Luiz Antônio Franco da Silva, Rogério Elias Rabelo
R$ 50,00
ou 6x de R$ 928
Tenha 10% de desconto no depósito à vista na compra do livro.*
Saiba mais

Prefácio

A obra “Dermatite Digital Bovina: fatores genéticos e imunológicos” foi escrita com base em informações disponíveis na literatura Cientifica. O autores objetivaram reunir o conhecimento acerca dos possíveis fatores genéticos e imunológicos que podem influenciar no desenvolvimento da Dermatite Digital (DD) nos bovinos. A etiopatogenia da DD em bovinos tem sido pesquisada desde à década de 70, quando à doença foi descoberta. Desde então, diversos agentes infecciosos foram isolados em lesões características da doença, aspectos anatomopatológicos foram elucidados e fatores de manejo tais como alimentação, alojamento e casqueamento têm sido associados ao surgimento e desenvolvimento da DD. Apesar de anos de estudos utilizando diferentes metodologias, a patogenia da dermatite digital continua não esclarecida em sua totalidade.
Assim, tem sido necessário revisitar as áreas básicas do conhecimento biológico para se compreender os verdadeiros mecanismos subjacentes ao desenvolvimento dessa enfermidade, dentre os quais estão os mecanismos relacionados às respostas individuais, como a imunologia e a genética, podendo as duas estarem relacionadas. Inicialmente,
foram coletados dados epidemiológicos relevantes sobre as doenças podais bovinas, com ênfase para à DD. Ainda nos primeiros capítulos, os leitores poderão obter informações sobre a caracterização clinica e os principais agentes etiológicos relacionados à doença. Posteriormente, por ser a DD uma doença que acomete a pele digital dos bovinos,
foi realizada uma breve revisão sobre a pele, como esse órgão pode funcionar como barreira imunológica, e como a DD pode ser estabelecida nos bovinos mediante a quebra da homeostase. Também foram descritas as principais alterações histopatológicas e as respostas imunológicas inatas e adaptativas que caracterizam a DD. Os capítulos adiante trarão informações sobre a herdabilidade das doenças podais com ênfase na DD, os fatores de risco genéticos, a estrutura do DNA bovino, e, de maneira geral, como a informação genética é transmitida do DNA a proteína. Por fim, nos últimos Capítulos, a descritas as variações na estrutura do DNA e nos níveis de expressão gênica e as respectivas relações com a susceptibilidade a DD.

Com esta obra, os autores não pretendem esgotar o conhecimento sobre o assunto, mas sim disponibilizar aos estudantes e profissionais de Medicina Veterinária uma revisão ampla sobre os fatores genéticos e imunológicos relacionados à DD nos bovinos. Ademais, o presente trabalho não tem fins lucrativos, sendo reportado em forma de revisão de literatura.
Todos os autores consultados foram referenciados a fim de facilitar eventuais consultas para uma ampla pesquisa por parte do leitor e/ou para a confirmação da originalidade do material.

Para saber mais sobre o depósito à vista, fale conosco no Whatsapp: (64) 9.9911 - 7484
Banco do Brasil
Agência: 1338 - 2
Conta Corrente: 29750 - X
Tipo: Conta Jurídica
CNPJ: 31.280.245 / 0001 - 43
Dulce Maria Machado Rabelo