Biotina na produção de bovinos

Editora: Kelps
Autor(es): Paulo José Bastos Queiroz, Luiz Antônio Franco da Silva, Maria Ivete de Moura, Rogério Elias Rabelo

Sem estoque no momento!

Prefácio

Na criação de bovinos, a busca por maiores margens de lucro tem levado os criadores a adotarem cada vez mais os sistemas de criação intensivos, tanto na pecuária leiteira, quanto na de corte. Embora esse tipo de manejo proporcione maior produtividade e lucratividade, observa-se também aumento na incidência de doenças digitais. Além dos prejuízos econômicos, as doenças digitais são uma importante causa de redução das condições de bem-estar animal dos rebanhos. A nutrição é uma importante ferramenta na prevenção da doenças digitais, visto que a suplementação adequada de minerais e vitaminas é importante para a saúde do casco e, consequentemente, previne o desenvolvimento de afecções podais. Dentre as vitaminas importantes para saúde do casco, a biotina destaca-se por resultados positivos observados em vários trabalhos.

Diante disso, buscou-se reunir neste livro informações sobre a morfologia do casco bovino e sobre as funções da biotina no metabolismo dessa espécie. Este último assunto tem sido pouco abordado nos livros, textos e trabalhos científicos disponíveis em português. Dessa forma este livro também tem o objetivo de divulgar aos estudantes, Médicos Veterinários e produtores rurais os resultados obtidos em diversos estudos sobre a suplementação da biotina em bovinos. Nos capítulos iniciais, procurou-se descrever a morfologia do casco, com ênfase nas características anatômicas e histológicas do estojo córneo, estrutura fundamental para o bem-estar dos ruminantes e que apresenta peculiaridades muitas vezes pouco compreendidas por estudantes e Médicos Veterinários.

Objetivou-se caracterizar a queratina e o processo de queratinização do estojo córneo, pois é neste que a biotina proporciona os maiores benefícios. A queratinização é um processo importantíssimo para a formação de cascos de qualidade, entretanto é um fenômeno pouco estudado durante a gradução em Medicina Veterinária. Além disso, buscou-se descrever a atuação dessa vitamina no organismo dos bovinos, sobretudo em vacas de aptidão leiteira.
Os autores não pretendem neste livro esgotar os assuntos abordados, mas disponibilizar a estudantes de Medicina Veterinária e Médicos Veterinários buiatras uma revisão ampla sobre as características morfológicas do estojo córneo e os efeitos da suplementação de biotina em bovinos. Além disso, o presente trabalho não tem fins lucrativos, foi reportado em forma de revisão bibliográfica e todos os autores consultados foram referenciados para facilitar eventuais consultas e confirmar a originalidade do material.
WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está aqui para responder as suas duvidas. Pergunte qualquer coisa!
Oi, como posso ajudar?